Data: 10/08/2018

EMATER E PREFEITURA REALIZAM CURSO SOBRE PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO DE ALIMENTOS

Foi realizado nos dias 07, 08 e 09 deste mês, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cristal-RS, o Curso de Boas Práticas de Fabricação de Alimentos . Com duração de 16h e realizado numa parceria entre Emater e Prefeitura Municipal, através do Sistema de Inspeção Municipal, Setor de Vigilância Sanitária e Secretaria de Agricultura, com apoio do Banco Sicredi e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cristal.

O objetivo foi proporcionar o Curso aos diversos manipuladores de alimentos do município, que se constituem pelas agroindústrias, feirantes, padarias, mercados, abatedouros, açougues e vendedores ambulantes.

O curso contou com palestras, contextualizando a Lei de agroindústrias, instalações, fluxograma de produção, controle de vetores, saneamento, manual de boas práticas de fabricação de alimentos, intoxicações alimentares, zoonoses, higiene dos manipuladores, qualidade da água, e foi encerrado com visitação técnica a uma agroindústria próxima.

Com o intuito de estimular as agroindústrias locais e capacitá-las para a possibilidade de ampliação do mercado, o município de Cristal está ainda em processo de adequação ao SUSAF-RS, que possibilita às agroindústrias de produtos de origem animal, a comercialização em demais municípios do RS.

Na manhã do dia 09/08 houve então a entrega dos certificados aos participantes, totalizando assim 54 capacitações.

Palestrantes:
Médico Veterinário  - Pablo Gomes (Prefeitura Municipal - Cristal-RS)
Médica Veterinária - Sabine Kasinger (Emater - Cristal-RS)
Eng° de Alimentos - Renato Cougo dos Santos (Emater- Poa)
Nutricionista - Luana Machado (Emater - Nova Santa Rita)
Médico - Danilo Guedes Evangelista (Prefeitura Municipal - Cristal-RS)
Biólogo - Daniel Britto dos Santos ( Prefeitura Municipal de Cristal)
Érinton Braga - Técnico Contábil (Prefeitura Municipal de Cristal)
Maria Clara Picoli  (Emater - Cristal-RS)
Maria Dalva Thurow ( Prefeitura Municipal de Cristal)