Data: 10/09/2018

'DO CIPRESTE AO PIRATINI'

Na semana passada a Prefeita Municipal Enfª Fábia Richter, juntamente com os servidores da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura do município, as Invernadas Artisticas do CTG Gªl Bento Gonçalves da Silva e da Escola Arlindo Cardoso da Silva, prestigiou na cidade de Guaíba o espetáculo,  * "Do Cipreste ao Piratini"
 * Antes de ser declarada a Guerra dos Farrapos até o final do conflito, muitas decisões e vários fatos aconteceram na casa de Gomes Jardim, localizada na área onde atualmente fica o centro de Guaíba, além da Praia da Alegria. A apresentação conta como Bento Gonçalves, Gomes Jardim e Onofre Pires idealizaram e deliberaram, à sombra do Cipreste Farroupilha, a tomada de Porto Alegre. Na data histórica de 20 de setembro de 1835, os Farrapos partiram de Guaíba para a Capital, dando início à Revolução Farroupilha.
O espetáculo, com roteiro e direção de Rinaldo Souto, apresenta os planos discutidos na maçonaria, a Batalha na Ponte da Azenha, a conquista do Palácio do Governo por Gomes Jardim, primeiro presidente, até chegada de Bento Gonçalves. O musical “Do Cipreste ao Piratini” conta com extensa equipe de preparação e cerca de 100 pessoas, entre atores e figurantes.  A abertura da cerimônia foi feita pela Fábrica de Gaiteiros e pelo artista Capitão Faustino.