Data: 07/11/2018

SECRETARIA DA SAÚDE CAPTA IMPORTANTE RECURSO PARA O MUNICÍPIO

A Secretaria Municipal da Saúde do Município, após adesão junto ao Ministério da Saúde, teve sua proposta selecionada entre um total de 538 analisadas em todo o país, e destas, 30 somente no Rio Grande do Sul, onde Cristal ficou entre as 5 selecionadas. Trata-se da agenda Mais Acesso, Cuidado, Informação e Respeito à Saúde das Mulheres, que entre os seus objetivo estão, organizar os processos de trabalho na Atenção Básica, considerando a mulher desde a infância até a fase da terceira idade; organizar ações de educação em saúde para adolescentes junto ao programa Saúde na Escola; e incluir a população da Unidade Básica de Saúde (UBS) no planejamento, execução e avaliação das ações que visam o bem estar das mulheres. O projeto para Cristal se enquadra no porte para municípios com o valor de 100 mil reais, e conta com capacitação para profissionais, camisetas para mobilização, folders e banners educativos, além de equipamentos e material permanente como notebook, projetor multimídia mesa ginecológica, balança digital, detector fetal e outros. A Secretaria Municipal de Saúde através da responsável pela pasta Malu Holz, e as coordenadoras do projeto local Bruna Abbud e Marcele Schuch Lilge, com iniciativa própria buscou este importante incentivo financeiro para qualificar o atendimento em todos os ciclos de vida da mulher.