Sec. de Turismo, Esporte, Cultura e Juventude
Secretaria de Cultura e Conselho Municipal de Cultura criam grupo para debater as aplicações do recurso da Lei de ajuda emergencial para artistas e agentes culturais
A Lei federal 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc, tem como objetivo estabelecer ajuda emergencial para artistas, coletivos e pequenas empresas que atuam no setor cultural e atravessam dificuldades financeiras durante a pandemia.
Os beneficiários
A Lei prevê três linhas de ações emergenciais, cujos beneficiários dividem-se em artistas e espaços artísticos.
A Secretaria Municipal de Cultura trabalha há dois meses se instrumentalizando para implementar a Lei no município de Cristal. Em consonância, atua junto à sociedade civil organizada, através do Conselho Municipal de Cultura, em diálogo e suporte mútuo.
Grupo de Trabalho
O próximo passo prevê a criação do GT - Grupo de Trabalho para debate sobre as aplicações dos recursos, numa promoção de diálogos multisetoriais. Está previsto para Cristal receber cerca de R$70.000,00.
Entre as ações do GT Cultura está a construção de bases comuns para a criação de editais, análise de cadastros de agentes culturais, construção e diálogo de propostas para o investimentos na cultura local.
Outra medida adotada para capilarizar o recurso da Lei, foi mapear os artistas e artesãos locais, fazendo um cadastro municipal. Até o momento há 105 agentes culturais cadastrados pela Secretaria de Cultura. O cadastro é permanente e constante, e quem ainda não se cadastrou deve entrar em contato com a Secretaria de Cultura para realizá-lo.
Se você é do seguimento cultural e tem disponibilidade para atuar no GT Cultura, entre em contato pelos telefones: (51) 99810-5416 ou (51) 3678-1229.