ALT + [Nº de atalho] 1 ir ao conteúdo 2 ir ao menu 3 ir à pesquisa 4 ir ao rodapé
Conteúdo Menu conteúdo do menu
conteúdo principal
21/07/2022

Sec. de Educação

Na quarta-feira (20/07) aconteceu a Formação para Educadores sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

A atividade aconteceu no Salão do Sindicato dos Municipários de Cristal

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Mais um passo na caminhada da Educação Inclusiva em Cristal – RS. Na manhã de quarta (20) foi realizada uma formação para os profissionais escolares de Cristal. Para isso contamos com o auxílio da Professora e Diretora do Centro de Atendimento ao Autista Dr. Danilo Rolim de Moura, Débora Jacks. 

A palestrante compartilhou conosco um pouco de suas vivências sobre a educação inclusiva, ressaltando a necessidade de a escola ser um ambiente inclusivo e que acolhe as pessoas com deficiências. Abordando ainda a legislação pertinente ao tema, a qual norteia nosso trabalho. 

Destaca ainda que a proposta de uma educação inclusiva coloca-nos frente ao desafio: transformar a escola que conhecemos hoje. Para isso se faz necessária uma mudança de comportamento e rompimento de barreiras históricas, financeiras, físicas e atitudinais. Do ponto de vista educacional, o processo de inclusão deve ser capaz de atender a todos, indistintamente, incorporando as diferenças no contexto da escola, o que exige a transformação de seu cotidiano e, certamente, o surgimento de “novas formas” de organização escolar, audaciosas e comprometidas com um novo jeito de pensar e fazer educação.

O TEA é um transtorno de neurodesenvolvimento, ou seja, a pessoa com TEA percorre processos singulares para aquisição das habilidades, dos comportamentos e dos conhecimentos. Dessa forma, demandando um atendimento personalizado. Com sua vasta experiência no atendimento de alunos com TEA, Débora alertou sobre a importância da escola e da família estarem unidas neste processo. Ponderando que “A escuta é poderosa, é forte, nos coloca ao lado do outro e conseguimos entender um pouco melhor aquela vida.”

Agradecemos a professora Débora pela disponibilidade em nos conceder esse momento de crescimento e deixamos como mensagem de reflexão a frase de fechamento da manhã “Uma Escola diferente não é feita por educadores indiferentes.”

Texto: Secretaria Municipal de Educação de Cristal

Outras Notícias