Sec. de Saúde
Proposta da equipe de Saúde Mental é ir além do tratamento individual em consultório, é proporcionar vivências e contatos para o tratamento do indivíduo
Aconteceu ontem (23) a viagem do grupo de arteterapia, do programa de Saúde Mental do município, para Pelotas. Atividade acontece todos os anos após o ano de encontros semanais de arteterapia, que acontecem no Centro de Inclusão Municipal. Na ocasião visitaram espaços públicos históricos e artísticos como o Museu da Baronesa, o Mercado Público onde conheceram um pouco da história da escultura Mercúrio e foram ao cinema.
A proposta da equipe de Saúde Mental é ir além do tratamento individual em consultório, é proporcionar vivências, contatos e aprendizados para o tratamento do indivíduo.
"A Saúde Mental, independente de todo e qualquer diagnóstico, consiste na possibilidade de ser e estar inserido no convívio social, participando com autonomia, protagonismo e ajudando a decidir o que lhes é melhor. Para tal, se faz necessário família e sociedade também disponíveis a exercitar a própria saúde, "porque as diferença servem para completar e não para excluir", comenta a psicóloga Solange Rosa de Oliveira, coordenadora do grupo.
Os encontros acontecem semanalmente com o apoio da oficineira de arteterapia Ana Flor, e produzem artesanatos, participam de dinâmicas, jogos, passeios, terapias artísticas utilizando ferramentas como a pintura e a música para expressividade.